quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Potencia X Economia - Onde você pensa em chegar

Quem pensa em comprar qualquer tipo de carro hoje já logo pensa (pelo menos aqui no Brasil) em consumo de combustível é normal isso acontecer e a pergunta sempre se repete em fóruns e revista "Qual o consumo médio". Realmente isso é algo que tem que ser levado em consideração já que em alguns locais da capital paulista o preço do combustível já chega na casa dos seus R$3,50 preço que ainda pode ser aumentado por conta de alguns impostos que podem ser incorporados ao preço da gasolina por conta dela ter de subsidiar o preço das passagens nos ônibus, que teria que ser reajustados em R$0,10, mas que a prefeitura de SP quer deixar na conta dos donos de automóveis para talvez ajudar a cidade a andar de ônibus de deixar os carros de lado, Sera ?
Carburador Holley um ícone no mundo dos V8
Essa pode ser uma solução, e muitos defensores da ideia falam que sim eu particularmente discordo mas estou aqui para discutir outro problema, muito comum visto nas melhores famílias de aficionados por motores, e tomados como febre na maioria das vezes hoje a moda é o carro TURBO e ASPIRADO e que frita pneu e deixa a mulherada de cabelo bagunçado por onde passa.
Em algumas conversas que tive quando estava participando de um fórum sobre meu Uno, certa vez fui questionado sobre o fato de o porque eu não teria colocado um comando mais "Bravo" no meu carro já que estava fazendo o motor, assim eu poderia gerar 3Cv a mais no meu carro, eu particularmente não sei se meu carro recebeu um comando melhor que aumentasse a cavalaria dele (espero que não) mas o caso era que os entusiastas diziam que o comando usado no PALIO FIASA da esse certo ganho no carro, não pesquisei a informação se é verídica visto que muitos "zelões" falam o que querem para deixar seu carro um modelo "racing", só para se acharem o máximo dos pistões forjados e tal.
Não critico ninguém que o faça assim, mas gosto de modificações desde que tenham coerência e tragam ao carro algo de melhor não de engraçado ou deixem o carro um lixo ambulante com motores falhando e soltando fumaça depois de pouco tempo mexido.
A realidade é que um motor bem preparado requer muito mais do que somente um comando "nervoso" para deixar ele bem esperto e pronto para andar bem e consumindo o que deve ser consumido principalmente em tempo de crise onde a gasolina se tornou algo mais precioso do que tudo, estamos vivendo quase uma saga de "Mad Max", onde o combustível era item de guerras !!!
Motores bem preparados geram muito consumo.

Mas vamos começar do inicio, tudo nessa vida tem um propósito, ou pelo menos deveria ter, visto que compramos algo para nos trazer algum beneficio (essa regra não se aplicam aos milhares de pares de sapatos e bolsas que as mulheres teimam em comprar) que podem ser os mais diversos possíveis em caso de automóveis, como ir para o trabalho, fazer compras, ir pra faculdade, usar para carga, sair de vez em quando, se divertir e porque não correr nas pistas de Interlagos nos finais de semana, ou em qualquer autódromo feito para isso, nem vou colocar aqui "racha" porque acho essa prática muito imprudente e perigosa, mas infelizmente ainda tem gente que o faz.
Dado esses propósitos muitos amigos compram seus carros e exigem algo deles, ai entram suas características "físicas" como espaço interno, acessórios, motorização, etc.
Dentro dessas questões as montadoras desenvolvem conjuntos mais diversos possíveis que vão atender bem todas as classes e seus diversos propósitos para com o carro, e desenvolvem por anos e anos motores que vão te atender bem de acordo com a categoria de cada um deles.
O governo Collor ficou conhecido por liberar as importações de automóveis no início da década de 1990, após o então presidente defini-los como ‘carroças’. Mas a gestão do controvertido político também foi a responsável por criar um novo segmento de automóveis no Brasil que até hoje responde pela maior parte das vendas: os carros populares, com motores de cilindrada inferior a 1.000 cm³.
Os carros "populares" foram ganhando cada vez mais espaço entre a população Brasileira que na maior parte das vezes via nos 1.0 tudo que precisavam, pelo menos nas grandes cidades, como em SP que durante os congestionamentos pesados o consumo de combustível era bem menor, oferecia simplicidade interna e preços que o Brasileiro podia pagar pra andar de carro novo.
Depois de muitas e muitas vendas os carros populares se tornaram o carro mais comprado, vendido e negociado no Brasil, dado claro em todas as agências de carro pelo Brasil que não ficam sem pelo menos um carro popular em seu estoque coisa que mudou também a cabeça de muitas pessoas, inclusive dos "zelões" que querem tirar proveito de tudo..
Eu sempre digo que a crise é a mãe de todas as invenções no Brasil, porque quando a grana fica curta para comprar um motor de 100Cv o negócio é improvisar e gastar o máximo que puder para modificar aquele velho e cansado motor 1.0 que você tem na sua garagem, colocando quem sabe um turbina, um kit de pistão forjado ou quem sabe um comando com maior levante, etc.
Essas soluções milagrosas por anos e anos estão sempre na moda, as vezes para somente ganhar dinheiro de pessoas menos informadas que infelizmente não conhecem em nada motores e que na maior parte das vezes investem dinheiro para deixar o carro 10 Cv mais potente que poderia ser investido em um carro com motor maior que geraria mais aproveitamento e economia de combustível.
Em carros mais potentes o conjunto todo do carro sofre alterações para que seja linear em todas as faixas de rotação e bom em todas as situações que o carro seja desenvolvido para ser usado, gerando menor desgaste em peças e maior durabilidade do conjunto todo.
Existem algumas exceções no mercado em que apenas algumas peças foram trocadas gerando ganhos menores, mas ainda sim consideráveis no caso do modelo do meu carro por exemplo um Uno Brio ele contava com um carburador de corpo duplo Weber 460 que rendia 54Cv onde o modelo Mille convencional somente tinha 48,5Cv um ganho de 5,5Cv com a troca de somente do carburador.
Normalmente a carburação de um carro (nos modelos mais antigos) e digo carburação mesmo e não injeção é um item que é quase a receita de um bolo na hora da modificação que por vezes é deixado de lado por preparadores menos experientes, porque a FIAT não colocou nesse motor um outro cabeçote de comando diferenciado, ou quem sabe volante de motor aliviado ? Simples porque já sabia que o consagrado motor FIASA já era bem valente e com pequena modificação de barato custo para a montadora ele ganharia alguns cavalos e não precisaria mexer no conjunto todo do motor, já que a carburação não altera diretamente o carro mecanicamente é basicamente mais acerto do que troca de peças.
Mas para que todo o carro seja algo mais além e gere muitos cavalos a mais pode depender de muitos fatores, o comando com maior levante como me sugeriram pode visualmente não causar maiores problemas, mas pode alterar toda a curva de desempenho do motor, aquecendo peças com maior facilidade, sobrecarregando outras peças como pistões e bielas, reduzindo a vida útil do motor e por vezes não oferecendo uma aceleração linear como o projeto de fábrica visa.
Assim para que mecanicamente o motor estivesse dentro do esperado teriam de ser levados em consideração muitos outros fatores como tempo de ignição, curso de pistões, taxa de compressão, etc pode parecer até exagero da minha parte mas em oficinas de renome um motor que passa por modificações como uma simples adoção de turbina como vemos por ai precisa de cálculos precisos e muito cuidado de mecânicos experientes a fim de que o motor não vá perder aquela potencia ganha com uma embreagem patinando ou uma homocinética que não transmita essa potencia para as rodas.
Segue a dica se você está pensando em fazer uma melhoria no seu carro, pesquise bastante na internet mas procure locais onde tenham embasamento técnico e desconfie de dicas que "ouviram" dizer que funcionou em um carro de um colega.
As vezes se gasta muito dinheiro e o resultado não fica como esperado, além de sobrecarregar outros componentes, causando assim mais complicação futura e mais gastos que talvez poderiam ultrapassar o valor de um carro talvez somente um pouco mais potente.

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