domingo, 13 de setembro de 2015

Nem tudo são flores...Corsa na mesa de Cirurgia

Bom dia pessoal novamente estou escrevendo mais um post sobre as novidades que estão ocorrendo com nosso Uno Brio 1991 que segue internado sem o motor que recebeu muitos cuidados e agora já está totalmente montado....Ops correção ainda falta montar no carro...E o porque isso ainda não aconteceu ?
Como todos sabem estava fazendo a manutenção do meu carro em SP na cidade de Embu - Guaçu onde meu pai reside e trabalha, a algumas semanas meu pai tinha uma Chevrolet Montana que comprou a mais ou menos 2 anos ou mais para servir de carro de carga para uma obra que estávamos realizando no interior de SP na cidade de Jarinu, onde meu irmão mora e estava construindo sua casa, mas devido a alguns problemas financeiros resolveu colocar o carro a venda, mas como não pode ficar sem carro resolveu trocar por um se aparece - se alguma oportunidade...
A alguns dias realmente a oportunidade apareceu um Corsa 96...


O carro não chega nem perto ao estado da Montana que era bem mais nova e que foi muito mais cuidada no tempo em que esteve conosco o Corsa coitado infelizmente não recebeu o mesmo tratamento por onde passou e vocês vão saber mais a seguir...
Ao pegar o carro meu pai como de costume manda analisar todo o conjunto mecânico como correias, tencionador, rolamentos, etc. No caso do Corsa foram trocados alguns itens essenciais e depois de algum tempo o carro começou a apresentar uma pequena perda de água com o passar dos dias.
Esse vazamento era algo considerável, e em um final de semana na garagem de casa mesmo meu pai conseguiu identificar a raiz do problema e infelizmente não vinha de nenhuma mangueira furada essa água saia pelo escapamento.
Muitos de vocês devem estar pensando ser algo normal nos dias de hoje ter um carro que vaza água no escapamento isso é comum em carros flex ou em modelos a álcool o que não é o caso do Corsa que é a gasolina, então precisamos ter em mente que esse tipo de vazamento pode indicar algo muito sério no carro, inclusive quando vem seguido de funcionamento irregular no motor que no caso do Corsa era notável, a aceleração não era linear quando em marcha lenta.
Se esses dois pontos estão presentes no seu carro, normalmente o que ocorre é que por algum motivo, a junta do cabeçote está permitindo a passagem de água para dentro das câmaras de combustão, isso ocorre quando o carro passa por alguma situação de aquecimento muito elevado, ou seja quando o carro "Ferve".
Em casos mais extremos não só a junta do cabeçote é danificado mas o cabeçote me si também sofre um empenamento e é preciso um intervenção nele também.
No nosso caso foi constatado o problema da pior forma possível, o vazamento de água se dava através de dois furos que foram efetuados com o uso de brocas no catalisador do carro, algo que foi feito intencionalmente para que ninguém tivesse facilidade em descobrir a raiz do problema e fosse mais a fundo, não pelo menos a tempo do antigo dono já ter ficado bem longe, SAFADEZA !!!
O cuidado na hora de comprar um carro na mão de um particular é essencial, é bom sempre ficar de olho nesses aspectos, mantenha um contato com o antigo dono até ter certeza de que o carro está sem maquiagens, como nesse caso.
Bom mais depois de águas passadas o carro seguiu para a mecânica onde foi desmontado.





Depois de aberto que começam a aparecer as surpresas, o motor estava bastante carbonizado e cheio de formações de "borra", para quem não sabe a formação de borra se da principalmente em motores que não tem um devido cuidado com o óleo, ou seja não recebem trocas de filtros e troca do óleo em si na sua quilometragem recomendada fazendo com que ele perda suas propriedades químicas e comece a se transformar em uma espécie de graxa, que faz muito mal para o motor, essa graxa por sua vez, entope suas galerias de óleo e faz com que a lubrificação comece a se tornar cada vez mais precária levando o motor em casos mais graves ficar sem lubrificação nas partes mais vitais e travar, ou "fundir".
Nesse caso em especial conseguimos descobrir o problema antes que acontece - se algo mais grave, porém é bem provável que a junta tenha se queimado em decorrência de uma possível alta de temperatura causada com certeza por um aumento de temperatura de itens que estavam sofrendo com lubrificação precária.
Como o motor não apresentou desgaste maior em itens mais vitais a solução desse motor foi a descarbonização dos pistões, brunimento dos cilindros e troca dos anéis, bem como a troca também das bronzinas das bielas, e o resultado foi esse, das fotos a seguir.




Resolvido o problema, o carro ficou cerca de 4 dias parado e teve cerca de R$700,00 de prejuízo entre mão de obra, retifica e peças, ficou completamente novo, uma das galerias de água do cabeçote também precisou ser refeita porque o carro rodou muito tempo sem aditivo e apresentou muita corrosão.
Pessoal como estamos falando de algo no mundo real e não do Discovery Channel, imprevistos sempre acontecem meu Uno enquanto isso teve de seguir em coma, porque o dinheiro empregado aqui no Corsa não pode ser investido no meu Uno, até porque prioridade mesmo é o Corsa que tem que servir de meio de transporte para o meu velho todos os dias. Abraços e até o próximo Post !!

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