sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Primeiros Reparos após receber o Uno

Carro chegou em casa dia 28/11 e logo me deparei com muitas coisinhas que precisava mexer no carro, era luz que não acendia dentro do carro, painel que apresentava mal contato, luzes queimadas, setas que teimavam em não acender e por ai vai, senti que realmente tinha muita coisa para mexer no carro e não iria ser uma semana muito agradável.
Logo que peguei o carro meu velho me falou que existia um sistema de alarme ainda ativo e que era necessário ao ligar o carro acionar um botão abaixo do painel enquanto ligava o carro, era uma espécie de corta corrente, eu logo torci o nariz quando ele me mostrou aquele alarme, sinceramente em carro velho, já lhes dou um conselho valioso, não coloque alarme e sim uma trava, é mais barato, seguro e poupa seu carro de um possível incêndio desnecessário, eu particularmente sou chato nesse aspecto, se for pra colocar algo prefiro eu mesmo colocar ao deixar na mão de eletricistas "porcos" que não sabem sequer usar uma fita isolante para deixar tudo integro e seguro como deve ser feito.
Comecei então a duvidar da credibilidade daquela velho alarme e por vezes ao rodar com o carro esquecia de aciona - lo e não acontecia nada conforme andava como o carro comecei a pensar que aquilo ali não passava de um simples componente a mais tomando espaço dentro do carro e roubando corrente da bateria.
Quando comecei a analisa - lo mais de perto percebi por acaso um barulho vindo do motor que acontecia quando eu desligava a chave, um "TEC" muito estranho chamei a esposa para analisar e de imediato ela percebeu que o barulho vinha da bobina de ignição, uma faísca que segundo ela pulava do polo 15 da bobina e ia direto para o cabo central, uma "fuga de corrente", depois daquilo resolvi de imediato que iria por em ordem toda aquela bagunça, e foi o que eu fiz....
De imediato já comprei um jogo de cabos de velas novos, depois de constatar que os cabos que estavam no meu carro pelo menos estavam ali a mais de 20 anos olhem só o porque....


Fiquei espantado ao olhar aquilo e ver que em algum momento ou ele recebeu os cabos originais vindos de uma concessionária ou simplesmente eles estavam ali a pelo menos 20 anos sem terem sido trocados, sua estrutura já não era mais maleável e sim muito ressecada, e o sinal de centelha pulando da bobina era claro sinal de que estavam muito ruins.
Troquei aquela porcaria e sem nenhuma piedade ou "Zé Frisinhagem" joguei todos eles fora....(lembrei que ainda estão aqui dentro de uma caixa, mas essa semana prometo que vão para o lixo) de imediato o problema com faíscas pulando acabou na hora, ou seja primeiro problema aniquilado, ou parte do problema.
Depois desses problema resolvi que iria dar uma geral na elétrica do carro, porque se as velas estavam assim imagina o que não estava escondido por debaixo do painel e toda aquela fiarada da caixa de fusível, comecei pelo mais básico do básico olhando os fusíveis do carro e obtendo um mapa de todos eles.

Caixa Fusível Uno
Como minha caixa de fusível já estava toda apagada foi necessário procurar outra na internet e pude encontrar esse modelo que está na foto, embora seja uma foto compatível nem todos os componentes estão presentes, mas serve, caso o carro não conte com o componente pode - se deixar o local sem nada, mas preste bem atenção a todos eles, no caso do Brio fui inclusive atrás do manual do carro para saber o que cada componente representava para poder usar os fusíveis corretos, esse passo é muito importante, se quiser mais detalhes eu postei aqui o manual do Uno que pode ser baixado visualizado pelo link.

http://diariodouno.blogspot.com.br/2015/11/serie-documentos-manual-uno-brio.html

Ao longo dos anos os eletricistas "picaretas" fazem questão de colocar o fusível que lhe convém fazendo com que a função dos mesmos seja anulada, caso ocorra um curto circuito ele só irá romper seu filamento quando talvez seja tarde demais, fique muito atento quanto a sua capacidade de amperagem ela é muito importante.
Fusíveis Automotivos
Como é um item muito barato troquei todos sem exceção, estando ruins ou bons todos foram substituídos, logo o lampejador do carro já ganhou folego e voltou a funcionar, ou seja tinha queimado por conta de um curto no chicote da lâmpada que também ganhou um novo conector e reparos, por ter derretido quando aconteceu o curto.
Seguindo em frente com meu reparo puxei toda a fiação que ficava atrás da caixa de fusíveis e o que eu vi era algo bem "porco" mas que estava menos critico do que eu imaginava, claro que precisava de muitos cuidados mas não seria algo impossível, mas que precisava de muita atenção.
Antes de continuar com o serviço avaliei toda a situação durante uns dois dias para tomar coragem para encarar todos aqueles fios sem é claro comprometer nada, fiz um mapa mentalmente de onde era ligado cada componente do alarme e o que estaria fazendo ali, tentando analisar como o sistema funcionava e consegui detectar todos os pontos cruciais, feito isso resolvi que era hora dele sair do carro e dar lugar a originalidade.
Fui retirando fio por fio e com calma e muita paciência pude executar o serviço de remoção do alarme antigo sem nenhum problema, conheci muitos outros detalhes de fios inutilizados, desencapados, enrolados e por ai vai.
Seria bom que todos os proprietários de carros pudessem analisar dessa forma o serviço de muitos ditos profissionais eletricistas, para ter uma noção real de onde está levando seu carro, é lamentável que muitos sejam tão desleixados isso acaba fazer por desmerecer aqueles poucos que ainda executam serviços de qualidade.
Mas enfim depois de tudo pronto, um rato pulou daquela bagunça de cabos....


 Depois para testar de pronto dei uma partida no carro e pegou de primeira, antes era até mais difícil de pegar mais depois de ter tirado essa tralha pegou de primeira muito bom levando a crer que ele estava fazendo muito mal para o sistema de ignição do carro.
Pronto serviço feito e executado agora e hora de fechar tudo e guardar as ferramentas....Ops !! Pera um pouco ai da onde está vindo esse outro fio....Hunn vamos ver ?


O que ?? Eis que agora ao invés de um rato pula uma onça de dentro de todos aqueles fios, quem diria meu carro era o Uno mais seguro da galáxia, como se não bastasse uma porcaria só ela sempre vem acompanhada, é isso mesmo galera dois alarmes estavam escondidos no meu carro, esse totalmente em curto mas que ainda estava ligado a fiação do carro, atrapalhando tudo.
Feito isso carro deu partida de primeira, ascendendo luzes funcionando setas, e tudo normal, carro ficou até mais solto pra andar.
Claro que depois desse serviço pude ter uma real noção de como estava a fiação do carro, descobri mais detalhes sobre a iluminação do teto que não estava funcionando quando se abria a porta porque um fio vindo do alarme foi colocado no local onde originalmente era colocado o fio para acendimento dela, como infelizmente não tinha um conector correto para ser colocado no chicote do carro, deixei por enquanto o sistema de acendimento pela porta desativado até acertar todos os detalhes e coloca - lo novamente.
Descobri que no console central muitas lâmpadas estavam queimadas e foram substituidas, fazendo com que o painel se iluminasse durante a noite, mimos e cuidados que somente um dono mais atencioso com o carro percebe, aproveitei para dar uma olhada no contato elétrico do ventilador interno, que infelizmente não está funcionando, mas esse será assunto para outro post quando efetuarei a retirada completa e manutenção do mesmo.
Depois de algumas lâmpadas trocadas percebi que o carro merece mesmo uma iluminação com lâmpadas leds, será meu próximo investimento tanto para as luzes do painel quando para as luzes do console, mas antes disso vou ter que comprar todos os componentes inclusive se for necessário um novo ventilador interno para o carro, vamos ver.

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom.Parabens.

Unknown disse...

Muito bom.Parabens.

Unknown disse...

aqui, vc sabe pra que q serve a rele que fica ao lado dessa caixa de fusivel ?

Unknown disse...

Muito bom! Inspirado por você, não sou nem mecanico nem eletricista, fui mexer no meu e também encontrei muita bagunça. Incluindo fio mal isolado e pedaços pequenos emendando sem necessidade.
Depois de muita coragem, tirei boa parte dessa bagunça e também percebi muita melhora.
Obrigado!

Unknown disse...

Muito bom. Tenho um Fiorino 92, é aconteceu o mesmo, tive que retirar muitos fios que ligavam nada a lugar nenhum, inclusive dois alarmes que não funcionava. Agora estou com um problema na luz de placa, não acendem e não consegui achar o defeito. Alguém tem uma dica? Obrigado.

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