terça-feira, 22 de setembro de 2015

Original ou Paralela ?

Por muitos anos a gente que conhece mecânica sempre nos deparamos com essa frase comum "mas você colocou original ou paralela ?" e essa pergunta da um nó na cabeça de algumas pessoas e causa desconfiança em alguns e dúvidas em outros.
Mas o que na verdade tende a ser a peça "original" e a peça "paralela" item de muita discussão... Vou explicar para vocês o que na verdade são esses dois tipos de peças para vocês entenderem bem o que é isso na prática...


As Originais

As peças tidas como "originais" ou também conhecidas como genuínas tem seu nome assim porque na maior parte das vezes as empresas estampam sua logomarca na peça, atestando aquela peça, ou seja é um produto que é agregado ao carro na linha de montagem e sai com ele de fábrica.


KIT DE VELAS E CABOS GENUÍNOS GM
Isso na maior parte das vezes é sinônimo de originalidade do carro já que todas as peças possuem a logo marca da montadora em sua maioria. Para quem está pensando em colocar uma placa preta no carro essa "originalidade" é tida como primordial, e em alguns casos o carro precisa ter em seu conteúdo de peças 70% delas originais para que o carro seja digno de uma placa preta.
Na teoria isso seria muito bonito, mas na prática é algo bem mais complexo tendo em vista que existem muitas peças no mercado que são falsificadas, inclusive nas próprias concessionárias, isso faz com que muitas peças tidas como item original sejam apenas uma forma de arrancar dinheiros de pessoas mais impressionistas, que tem as peças originais como o "santo graal" do meio automobilístico, não estou aqui para condenar ninguém que utiliza dessas maravilhas originais pelo contrário apoio o seu uso desde que seja praticado por elas um preço condizente. O que em raros casos acontece em comparação com as peças encontradas no mercado de reposição, normalmente essas peças são supervalorizadas e custam muito mais.

As Paralelas

As peças tidas como paralelas são as que por diversas vezes fazem os mais impressionados torcerem o nariz, e chegam até a causar arrepios, tem sinônimo de qualidade inferior e baixa durabilidade e são o primeiro item na lista do "zelão" quando o assunto é condenar alguém..."O que ? Você colocou essa marca, por isso que quebrou, essa peça é paralela..." 
Mas nem sempre as peças paralelas são tudo isso que as pessoas menos instruídas pensam, as peças paralelas são todas essas que encontramos em qualquer auto - peças, ou seja são produzidas para o mercado de reposição, são produzidas por todo o tipo de fabricante e não recebem a logomarca da "montadora" porque as empresas fabricantes não recebem para isso...
As peças paralelas podem sim ter sua qualidade bem reduzida de acordo com seus fabricantes, na sua maioria fabricantes de renome e que tem tradição no mercado produzem tanto para o mercado de peças de reposição quanto para as linhas de produção das montadoras.
Vamos tirar como exemplo os pistões MAHLE....


KIT DE PISTÃO MAHLE RENAULT PARALELO
Os pistões da Mahle são comumente encontrados em qualquer auto - peças, e são vendidos como sendo os melhores pistões do mercado tendo em vista a sua qualidade dos produtos, e confiabilidade porém também é uma marca comumente encontrada em carros saídos de fábrica, isso na teoria porque é difícil saber a marca dos pistões depois que o motor roda algumas centenas de quilômetros.


PISTÃO QUEBRADO MOTOR ETORQ 1.8 FIAT

Embora não podemos saber com exatidão a marca dos pistões podemos saber que todas as "marcas" de automóveis não passam de "montadoras" e reúnem um grupo de marcas para agregam aos seus veículos, levando em conta a qualidade de seus componentes.
Se formos bem críticos, e analisarmos todas as companhias é muito difícil se encontrar empresas hoje no mercado que dispõe de somente um fornecedor em potencial, ou seja a maior parte das empresas, principalmente as montadoras, precisam de diversos fornecedores para cumprir suas metas de produção mensal ou anual.
Levando em consideração esse fator podemos concluir que os pistões ou qualquer outro componente do carro podem ser dependendo da situação fornecidos por outras companhias, tendo em vista que a empresa não ficará parada e pagando os salários dos funcionários caso o produto não esteja em estoque, ou mesmo que esteja por conta de algum problema técnico suspenso de seu fornecimento.
Embora isso possa acontecer isso tende a ser muito raro porque acima de tudo envolve processos administrativos e penalidades por parte da montadora junto aos fornecedores, mas acontece...

Aonde eu quero chegar com isso tudo ?
O fato é que hoje os produtos que chegam a uma linha de produção tem um controle de qualidade muito mais rígido do que os encontrados em auto - peças, mais isso acontece porque os produtos vendidos nas auto - peças não precisam disso ? Não....Isso acontece somente por um motivo....Pela ordem natural das coisas, é normal que um produto que seja montado em um veículo dentro de uma montadora seja muito mais inspecionado do que um produto que tem como seu destino a prateleira de uma auto - peças, normalmente o controle de qualidade exigido nas peças vendidas no balcão é somente o feito dentro da empresa que os produz, nenhuma auto - peças pelo menos as que eu conheço tem controle de qualidade com seu estoque.
Ao contrário o produto que é montado dentro das grandes empresas, segue padrões de qualidade e normas técnicas e tem um controle de qualidade para todos os componentes e o fazem regularmente, obtendo muito mais sucesso nos processos de qualidade e os produtos que não são aprovados retornam para os fabricantes como rejeitados, e na sua maioria das vezes o lote todo é devolvido.
Por isso mesmo se tratando de concessionárias autorizadas o produto vendido como "genuíno" no balcão ainda sim pode conter erros de fabricação e estar sujeito a falhas do mesmo modo em que os produtos encontrados na auto - peças da esquina, o importante é saber da onde vem as peças que vão ser colocadas no carro, sua procedência e a idoneidade da empresa que os fornece só assim estará levando pra casa algo que te atenda bem.

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