quarta-feira, 16 de março de 2016

Carburador Weber 460 Original Fiat Brio 1.0

Olá amigos que me acompanham na minha saga, esse post confesso que vai ser recheado de fotos e detalhes muito importantes para os amigos que tem o Uno Modelo Brio, para quem não sabe um dos componentes principais no Uno Brio era o seu carburador de corpo duplo que fazia com que o carro rendesse 54,4 Cv, contra os 48 Cv originais que os Unos convencionais com carburadores simples produziam com seus Weber 190.
O Brio é dotado de um Weber 460 que também equipa seus irmãos mais fortes como é o caso do Tempra 2.0 (que tive a oportunidade de ter uma também) esse carburador é muito conhecido também pela Volkswagem que equipou seus motores CHT e vários veículos da Ford e GM, é um carburador bem simples em sua construção, e atende muito bem vários veículos apenas incluindo alguns componentes e trocando seus giclês, mas não se engane o Weber 460 usado nos modelos Fiat tem sua base menor em relação aos modelos usados pelas outras montadoras, ou seja para se adquirir um Weber 460 para seu Brio atente para o fato de que ele deve ser para a linha Fiat ou sua base não se encaixará no coletor de admissão por ser de tamanho diferente.

Weber 460 - Corpo Duplo e Segundo Estágio Mecânico
Pelas minhas andanças pela internet muitas pessoas adoram e outros odeiam esse carburador, um dos relatos negativos desse carburador é que é extremamente sensível a sujeira e problemas com regulagem, mas esses dois problemas podem não ser necessariamente um problema crônico com o carburador e sim um sintoma de outro problema vindo do motor, como borra vinda do suspiro do motor que pode estar sem o filtro anti - chamas, o sistema de carburador é todo movido por um conjunto de peças caso haja um problema em algum componente todo o conjunto vai sofrer as consequências, por isso sempre se atente para todos os componentes ligados ao carburador.
Setas onde existem furos no carburador
O Weber 460 apresenta alguns furos em sua carcaça reparem na figura ao lado, onde as setas estão apontando, que existem furos para respiro do carburador, esses furos infelizmente podem sugar para seu interior pequenos detritos vindos principalmente da tampa do carburador que é acoplada ao respiro de óleo por onde sobem gases e por vezes restos de carvão minúsculos que podem entupir o carburador facilmente.
Para amenizar esse tipo de problema existem kits de juntas no mercado que contém uma espécie de junta que fica sobre o carburador para "fechar" esses respiros, porém essas juntas são feitas de materiais porosos que deixam ainda o ar passar por elas, ou seja o carburador ficará protegido mas ainda tem seus respiros funcionais, que não são obstruídos por conta da junta.
Kit Reparo Completo Weber 460
No Kit de Reparo ao lado a junta "vermelha" que aparece na foto cumpre essa função de cobrir os respiros de carburador, uma limpeza fina no carburador terá um efeito mais duradouro utilizando essa junta.
Não estou ganhando nenhum centavo para divulgar a marca "Carburador Brasil" que aparece na foto porém esse é um dos poucos kits vendidos hoje no mercado que acompanha essa junta, e que encontrei a foto para mostrar para vocês aqui no blog, porque infelizmente meu carburador também não veio acompanhado dessa junta, uma pena por isso que me deu tanta dor de cabeça como vou relatar mais a frente para vocês...
Outro ponto que é relatado como sendo negativo é o fato do "460" ser complicado de ser acertado, infelizmente nesse ponto vou ter que discordar e fica aqui a seguinte dica, deixe giclês e respiros de ar o mais original possível, não tente receitas milagrosas ou "venenos" ditos por "Zelões" entrarem em seu carburador isso vai acabar deixando seu carro mais gastão, menos linear nas aceleradas e te dará muita, mas muita dor de cabeça, caso descida por conta própria mexer em alguma coisa procure mecânicos realmente bons no que fazem e que tenham real experiência em carburadores, o que está cada vez mais difícil de se encontrar. Não querendo fazer propaganda aqui mas o que é bom precisa ser divulgado para com os outros, eu conheço em SP apenas UMA oficina de confiança que acertou meu Tempra que tinha o Weber 460 e posso dizer que no meu caso ficou uma maravilha de carburador, ela se chama CARBUPOWER fica na Zonal Sul de SP, quem quiser pode confiar que os caras são feras mesmo, não estou dizendo que não existam outras mas essa oficina resolveu meu problema no passado, e indico hoje, mas infelizmente não sei mais se a linha de trabalho dos caras continua a mesma e por isso não posso mais atestar a qualidade deles porque faz muitos anos que fui lá.
Outros profissionais que as pessoas comenta muito na internet é o Alan da AjCarburadores e o Silvio Carburadores, ambos tem canal no Youtube e da pra conferir o serviço dos caras por lá, mas não posso dizer nada quanto ao serviço deles porque nunca fiz nada lá, mas pelos vídeos parecem ser ótimos profissionais.
Pessoal seguinte mas para que todo carburador funcione perfeitamente o carro também precisa estar a altura não adianta dizer que o carburador não presta e seu motor está todo ferrado cuspindo sujeira para dentro dele, não adianta é todo um conjunto tudo precisa estar bem para que ele também funcione bem, outra coisa se chama manutenção preventiva, muitas pessoas esquecem desse detalhe e esperam que seu carburador rode a vida toda sem nenhum problema...Esquece porque isso nunca vai acontecer, até o motor de seu carro precisa de retifica e o seu carburador é a mesma coisa, se trata de uma peça mecânica que com o tempo apresenta desgaste folgas e precisa ser reparado.
Meu carro chegou em casa perfeitamente, veio de SP e encarou uma viajem de mais de 2 horas andando a 100 ~ 110 Km/H sem problema algum, ao chegar pra mim rodei alguns dias com ele esporadicamente, mas esses dias me apresentou problemas estranhos, ao voltar da feira de domingo com ele carro voltou engasgando, engripando e totalmente sem lenta.....
Cheguei em casa frustrado, e muito nervoso, mas tentei me acalmar e resolver o problema depois, como tinha acabado de abastecer o carro cheguei a pensar que o problema dele era combustível, abasteci em um posto de confiança duvidosa.
Gasolina Duvidosa
Ao lado a gasolina que foi retirada do tanque após o ocorrido, a principio parecia meio esbranquiçada, pela foto fica difícil de ver mas parecia que em sua composição existia muito mais álcool do que gasolina, em carros flex essa mistura pode até dar certo mas no caso do Brio que é movido a verdadeira Gasolina dos anos 90 que circulava no país esse lixo de hoje infelizmente não da certo.
Como primeira coisa testei a bomba de combustível para ver se ela estava mandando combustível corretamente para o carburador, e estava tudo certinho, vinha uma boa quantidade da bomba, então optei por testar outra gasolina.
Comprei outra gasolina durante semana para fazer novos testes, desta vez em posto de confiança, anulei todo o sistema de combustível vindo do tanque e montei um sistema vindo de um galão de 5 litros improvisado com a Gasolina boa, para saber se realmente o problema era esse, dei partida no carro e o problema ainda persistia o carro sem força, e sem marcha lenta tinha que segurar no pé, e caso pisasse e soltasse o carro morria, porém se desse partida logo em seguida ele pegava de primeira, muito estranho o problema, resolvi então ir mais a frente verifiquei cabos, velas, rotor e distribuidor, pela menos centelha nas velas existia, então o problema era outro, vindo do carburador com toda certeza.
Então vamos começar a brincar e por a mão na massa, o processo de limpeza desse carburador não é muito complicado e pode ser feito tranquilamente em casa com o uso de algumas ferramentas para isso, no meu caso utilizo uma chave de 13mm do tipo meia lua,  para soltar a base do carburador e chaves de fenda para soltar os giclês e alicate de bico se necessário.
Ao começar a desmontagem desconecte todas as mangueiras que estão ligadas no carburador de entrada de combustível e de circulação de água, bem como as tomadas de vácuo que seguem para o servo freio, etc.

Notem que existe bastante sujeira entre a junção ta tampa e o corpo do carburador indicando que a vedação da junta já não está mais cumprindo a sua função e necessita ser substituída.
Retire a tampa do carburador e desconecte as mangueiras que vem do suspiro do motor
Notem que infelizmente no caso do meu carburador existem a falta de prisioneiros e os que existem possuem calços ridículos todas essas gambiarras fazem com que o carburador empene com o tempo por conta do mal assentamento na base do coletor de admissão
Na tampa do carburador também existe a falta de um parafuso infelizmente os "Zelões" deixaram sua marca aqui, infelizmente bons profissionais estão cada vez mais escassos.
Notem muita sujeira de carbonização nesse carburador, já passou e muito o período de limpeza do mesmo.
Mangueira de tomada de vácuo da capsula de avanço do distribuidor, ela que dependendo da aceleração do carro avança o ponto do carro para melhorar o rendimento em altas rotações, é muito importante testar pra ver se a capsula não está furada, no meu caso estava tudo correto.

Após retirado o carburador notem o estado das juntas e base do carburador com muita sujeira e sinais claros de deterioração das juntas, lembrando que um carburador bem limpo regularmente nunca vai chegar nesse estado é uma pena que o antigo dono não tenha dado a devida atenção para esse detalhe do carro, é de se estranhar que o carro ainda estava funcionando mesmo nesse estado e só tenha dado problema comigo, realmente acabei de crer que o Fiasa é realmente um motor que é lutador mesmo....

A gasolina com o tempo forma uma espécie de borra que tem um aspecto bem estranho e "pegajoso" fica tudo bem nojento e que só se dissolve com o uso de produtos químicos ou um bom CAR80 que é muito interessante para esse tipo de limpeza.


 A tampa também estava nas mesmas condições sua junta estava bem escura e deteriorada indicando muito acumulo de sujeira o boia ainda original estava integra e sem problemas com vazamentos.
Retirando a boia e a junta pode se ver o acumulo de sujeira impregnada.
Uma visão da cuba interna da pra se ver muita sujeira por aqui também.








Uma visão da válvula desafogadora, infelizmente ela não está funcionando é muito comum ela furar com o tempo o sistema que faz essa válvula atuar contém uma haste que infelizmente é muito rara de se encontrar por isso muitas vezes ela é desabilitada e não foi diferente no caso do Brio essa válvula se encontra desabilitada.
Olhem a quantidade de juntas que estavam na base do carburador isso acontece quando o empenamento da base já está em um estado avançado e ao invés de corrigir o problema os mecânicos tentam contornar a situação prejudicando ainda mais o carburador porque o mesmo vai se empenando cada vez mais.



A base do carburador apresenta um material semelhante a um plástico duro é chamado de baquelite infelizmente essa base não é mais encontrada com tanta facilidade o material usado hoje é como se fosse um papelão prensado, depois de bem limpo a base ainda poderá ser usada, embora tenha um trinco não afeta em nada seu funcionamento porque é de fora pra dentro se fosse ao contrário poderia ocasionar entrada falsa de ar, ai teria de ser descartada.
Vamos começar a retirar os giclês, esse da foto é o de lenta do segundo estágio.
 Essa é a flauta e o giclê principal do segundo estágio.
 A flauta e o giclê principal do primeiro estágio.
 E o giclê da marcha lenta do primeiro estágio.
 E esse é o bico injetor do primeiro estágio ou gargulante de primeiro estágio
 Aqui o difusor do primeiro estágio essas peças costumam dar muito trabalho e dor de cabeça para ser retirada, caso não saia facilmente não compensa forçar porque se quebrar a dor de cabeça para se conseguir outra peça dessa vai ser muito maior do que simplesmente deixar ela quietinha do lugar.

O difusor de ar do segundo estágio em detalhe note que a sujeira é bem nítida aposto que pelo menos a 2 anos esse carburador não era limpo ou passou um bom tempo com gasolina parada nessa cuba.
 A limpeza após ter sido efetuada removeu cerca de 95% de toda a sujeira acumulada realmente fiquei bem satisfeito com o resultado, infelizmente a cuba apresenta um pouco de corrosão....MALDITA GASOLINA !!! LIXO...
 Agora a tampa com juntas novas e com a boia já colocada em seu devido lugar
 Agulha também já colocada e nível de boia já calibrado, em 9mm ajustado com o paquímetro em relação a parte mais alta da boia apoiado na junta.
 Resultado final, com quase tudo já montado
 Giclês bem limpos e desobstruídos
 Para se chegar a esse resultado nos giclês foi usado uma solução de água vinagre e sal, eles ficam como novos e não precisa deixar muito tempo só o suficiente para ficarem com aspecto douradinho.
Não esqueça de desobstruir todos os furos de progressão tanto do carburador quanto dos giclês para que se tenha um funcionamento bem linear do carro.







Para a limpeza do corpo do carburador no meu caso usei produtos que tinha em minha casa como limpa alumínio liquido, solupan, e a boa e velha gasolina, mas após fazer esse procedimento ainda retirei o carburador novamente para executar outro serviço onde comprei uma lata de CAR80 bem mais eficiente do que todos os outros produtos que usei, realmente recomendo o uso desse produto ele é muito forte e dissolve muito bem a sujeira incrustada.
Agora vamos lá depois de tudo montado infelizmente o carro teve uma melhora muito pouco significativa, e resolvi tira - lo novamente, ficou acelerado como se tivesse alguma entrada falsa de ar, o que realmente pude constatar colocando um paquímetro na base do carburador, coisa que infelizmente em casa não se consegue resolver, somente mesmo em uma boa oficina que faça a retifica do carburador, outro ponto que infelizmente me deixou triste foi que o parafuso da mistura encontrava - se travado na carcaça impedindo uma perfeita regulagem.
Mas essa novela ainda continua fico aqui com o relato da limpeza que fica como dica para entusiastas de plantão, mas em breve vou postar a solução definitiva do que aconteceu com meu Brio e seu Weber 460, Abraços

3 comentários:

Alberto 8ª B disse...

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Anônimo disse...

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Mbmarques disse...

Opa, Boa tarde amigo.
Estou precisando de um favor seu, preciso saber o código que tem escrito no seu coletor de admissão, vc ver e dizer pra mim...? Obrigadão.

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