sábado, 7 de novembro de 2015

O Uno Saiu da Oficina...

Pessoal o Uno saiu do coma hoje pela primeira vez no ano de 2015 para ser testado, claro ainda tem muitos detalhes para serem acertados mas o carro já está rodando com algumas ressalvas mas já pode rodar...Seguem as fotos de hoje...


Desde que o carro está tomando forma estive buscando novas peças para ele e uma das primeiras modificações que o carro vai receber é um modelo de painel mais completo do que o que equipa ele hoje, na década de 90 quando esse carro foi concebido era um painel bem comum que equipava o modelo "Brio" algo muito estranho já que a versão contava com um motor inclusive mais forte do que os modelos convencionais que tinham 48Cv contra os 54Cv da versão "Brio" era como se fosse um irmão mais anabolizado.
Painel Simples do modelo Brio
Mas acredito que por desleixo da Fiat o modelo era dotado da filosofia "Tapa aqui e descobre ali" contava com carburador de corpo duplo que rendia mais cavalos porém não contava com saídas laterais de ar e nem painel com conta - giros ou marcador de temperatura...Vai entender o pensamento dos engenheiros da época...
Mas graças a utilização de peças conjuntas em todas as plataformas e versões de Uno e seus derivados com modelo de painel "satélite" da época é possível modificar o painel de instrumentos colocando conta giros e marcador de temperatura que está disponível em outras versões do Uno.
Esse tipo de painel pode ser dotado de até manômetro de pressão de óleo porém é muito difícil hoje em dia se encontrar sensores para se adaptar e fazer o sistema todo funcionar, mas ainda existe... Porém financeiramente falando pode não compensar, inclusive em matéria de sensores e mimos o modelo de painel dotado do Check Control que equipava os modelos 1.6R é um luxo a parte mas a quem diga ser um verdadeiro desafio colocar o Check Control para funcionar...
Painel Uno 1.6 e 1.5R com Check Control
Esse tipo de painel além de ter uma placa lógica em seu interior tinha que receber informações de sensores instalados no carro, esses sensores podem ser encontrados, mas por se tratar de uma versão mais "colecionável" do Uno pode estar com o preço supervalorizado em sua grande maioria fazendo com que o investimento fique muito alto para quem somente quer incrementar o carro ou dar um visual mais bacana no painel, ao meu ver só vale a pena mesmo reativar um painel desse modelo caso o proprietário já conte com um carro que ofereça total suporte a esse tipo de tecnologia usada na época, eu particularmente não penso em colocar nada tão excêntrico no meu carro, seria bonito ? Sim ficaria muito bacana...Seria funcional ? Sim com certeza seria muito útil ter esses dados a mais para rodar com o carro principalmente a pressão do óleo, mas eu vejo o Uno como um carro que parte da simplicidade e confiabilidade então pra que complicar se a gente pode simplesmente simplificar ?
Painel Uno com Conta Giros e marcador de temperatura
Somente o fato de poder ver a verdadeira temperatura do carro e saber em qual faixa de rotação se está é praticamente tudo que se precisa saber para rodar confortavelmente com o Uno.
É um carro bem simplista e minimalista é praticamente o "Fusca" da Fiat, mas com um nível a mais de conforto e tecnologia, o painel ainda vai ser adquirido acredito que durante essa semana, onde também vai ter que receber um novo sensor de temperatura onde no antigo sistema o sensor somente trata - se de um interruptor que se fecha quando a temperatura chega aos 115 Graus e faz com que a luz de alerta no painel se ascenda indicando alta temperatura no sistema, já o novo sensor que será colocado terá que realmente medir a temperatura e indicar para o painel isso, fazendo o ponteiro ficar oscilando a todo tempo durante seu funcionamento, mas diferente dos sensores que equipam o outro painel equipado com Check Control esse sensor é barato e ainda pode ser encontrado facilmente e novo em qualquer casa de auto peças....

0 comentários:

Postar um comentário