domingo, 27 de dezembro de 2015

Reparo no Trambulador Uno

Dia 28/11 recebi o carro em minha casa como tinha relatado depois de um churras com a família para comemorar o aniversário do meu filho de 10 anos vi o carro confesso que bate na gente aquele sentimento de "nossa tenho muita coisa pra arrumar aqui" depois de dar umas duas voltas no quarteirão com o carro vi que a folga do câmbio era mais do que uma "folga" já estava quase chegando a ser "férias".
Me perguntei como será que o antigo dono andava com o carro daquele jeito porque é dose trocar a marcha procurando onde ela entra, ou seja primeira coisa que teria que dar um jeito, sinceramente é muito chato um câmbio sem engates precisos.
Ao olhar no mercado livre existem diversos Kit`s de reparo do trambulador que existem para a reposição, vou postar aqui o sistema que é compatível com o nosso uno o modelo Brio 91 com câmbio original e sem nenhuma adaptação tem o sistema de alavanca disposto dessa forma.

Sistema de alavancas do câmbio no Uno Brio

Ou seja todas as peças que estão sendo mostradas nessa figura estão presentes no modelo Uno Brio 91, outros modelos de uno podem apresentar sistemas diferentes e podem conter mais peças, portanto vamos nos atentar para o nosso modelo de Uno.
Bom como existe uma série de kits de reparos para o trambulador do uno e pode ser muito complexa a procura por o sistema correto, mas vou mostrar aqui o correto para esse tipo de sistema usado no Brio, esse kit vai conter todas as peças necessárias para uma reparação cotidiana lembrando que para uma reparação mais complexa existem peças que podem ser adquiridas a parte, e também são de suma importância no conjunto para um perfeito engate das marchas, segue abaixo o Kit para a reparação simples.

Kit Reparo Trambulador Uno Brio

Dentro desse simples kit vão conter peças que são vitais para o bom funcionamento do sistema somente olhando essa foto e comparando com o kit encontrado na sua auto - peças de confiança já irá notar que se trata do kit correto, normalmente o Kit que contém essas duas travas com esse formato estranho mais os dois parafusos alongados é o correto para ser usado no Uno, não se assuste com o preço em média um Kit desses sai por cerca de R$50,00 pelo tamanho das peças ao meu ver não vale nem R$10,00, mas tudo bem realmente faz muita diferença a troca desses componentes.
Outro componente difícil de se encontrar e que é realmente indispensável na hora da troca dos reparos é a haste do trambulador.

Haste Trambulador 16Cm
Ao procurar essa haste pela internet você verá diversos tamanho diversos tipo e modelos, mas se atente para o seguinte detalhe no Uno Brio é usada uma haste de 16cm que tem uma ponta com rosca e na outra extremidade não existe rosca e sim somente um pino com um furo para ser usada a trava, aquela que mostrei no kit que tem um formato estranho.
Se ao comprar ela for de menor comprimento ou tiver as duas extremidades dotadas de rosca, está ERRADO, e não vai servir no seu carro caso ele seja dotado do câmbio ainda original fiquem ligados nesse detalhe.
Dependendo da gravidade do desgaste apresentado no seu câmbio existem também outras peças que devem ser trocadas, são os suportes do trambulador, no Brio são duas peças as peças de número 24 e 28 daquele mapa de peças que coloquei na primeira foto no inicio do post.
Suporte Fixação Trambulador
Essa primeira peça é muito complicada de encontrar pelo menos onde moro e nos sites onde pesquisei não encontrei ela, e o único lugar onde encontrei foi no mercado livre e o preço era bem salgado resolvi esperar um pouco mais e tentar procurar em outra auto - peças.
A segunda peça é mais comum de se encontrar e tem um preço relativamente barato se for comparada com a outra, encontrei também no mercado livre ainda não comprei porque aparentemente a minha não está tão gasta ainda mas vale a pena trocar também para se obter o máximo de conforto na hora de engatar as marchas e claro irá ajudar a preservar o câmbio com engates mais precisos, segue a foto.


Embora ainda não tenha efetuado a troca das duas peças do meu carro, por conta de um problema inusitado que o carro apresentou, vou em breve troca - las, mais a frente em outro post vou relatar o que me aconteceu para deixar as peças do câmbio de lado, mas seguimos em frente, confesso que é muito inconveniente usar o carro com o câmbio nesse estado, é muito ruim por vezes vou engatar 1 marcha e entra a terceira, coloco a 2 marcha entra a quarta e a ré fica faltando um pelinho pra engatar e fica arranhando mas não entra nem a pau, uma porcaria, para entrar tenho que jogar outra marcha ir com o carro pra frente e depois tentar engatar novamente, ai vai.
Mas vamos ver em breve vou solucionar esse pequeno problema e volto com a solução pra vocês quem sabe faço até um vídeo para mostrar o resultado.





7 comentários:

Unknown disse...

vi a foto com pecas numeradas. vc tem a descricao? alias vc tem de todo o carro? se tiver manda pra mim jardelsb@gmail.com

Unknown disse...

vi a foto com pecas numeradas. vc tem a descricao? alias vc tem de todo o carro? se tiver manda pra mim jardelsb@gmail.com

FWord disse...

Hj fiquei na Regis com trabulador quebrado. Entrei debaixo do carro e amarrei com arame. Sou mulher e porosos talvez não conheço. Indetifiquei um braço no caso são dois um deles solto. Mais não estou vendo aqui no desenho, mais Obg já pelas informações me ajudaram, grata Estela

Unknown disse...

Paguei 100,00 para um "mecânico delivery" arrumar isso pra mim, pq fiquei no meio da Avenida com essa porcaria quebrada. Ele só amarrou um pedaço de corda na haste e pronto. Quem manda ser leigo...

wil disse...

reparadorfiat.com.br

Unknown disse...

Alguém sabe o nome dessa peça de número 31?

biannorj disse...

Troquei o kit mas a alavanca continua bamba, me passaram que tem que trocar o miolo da alavanca, não achei isso na internet

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