domingo, 22 de novembro de 2015

Óleo Correto para o Câmbio do Uno

E agora chegou o momento de rodar com seu carro depois encontrar informações mais revisão geral onde você delas u trocando a coifa do câmbio, mas o óleo vazou todo então você prontamente vai até o primeiro posto e manda o cara completar a caixa de câmbio com o óleo mais em conta correto ? "Só que não né...."
Nem vou me atentar aqui para o fato preço, se você achar que deve colocar o mais vagabundo dos óleos na sua transmissão boa sorte ! Saiba que infelizmente um conserto bem feito em uma caixa de câmbio pode sair o mesmo valor de fazer um motor completo...Então melhor prestar mais atenção ao óleo que você joga lá dentro....
Pois bem vamos lá, essa semana conversando com amigos que se dizem entendidos no assunto, estávamos a procura de um óleo novo para colocar na minha caixa de câmbio já que precisei trocar a coifa do câmbio e é extremamente necessário trocar o óleo dela por completo, mas fiquei meio na dúvida então decide recorrer a ajuda dos amigos e muitas, mas muitas informações foram jogadas na mesa...Tinha que ser o mais atual, não tinha que ser o de embalagem X, ou o que era mais fedorento, etc...

Primeiro de tudo vamos por partes, o que está sendo recomendado no "manual" do carro ?
Pois bem no manual do carro é especificado um raio de óleo chamado TUTELA ZC90 ponto final, ou seja esse óleo é o recomendado pela FIAT e vai atender todas as necessidades do cambio que equipa os Unos mais antigos e com motor FIASA pelo menos essa é a base, os que tem motor FIRE, ETORQ, etc é outro caso, Ok sempre verifique primeiro o manual do carro.

Quais são as características do óleo recomendado pelo fabricante ?
Analisando as informações sobre o óleo chegamos até a seguinte especificação SAE 80W90 API - GL-3 essas são as características químicas e físicas do óleo mas o que realmente significa esse monte de número e siglas você sabe me dizer ? isso tem um porque e vou desvendar agora todas elas.

SAESociety of Automotive Engineers, (Sociedade de engenheiros automotivos) é uma agencia reguladora a nível mundial que tem como foco principal a organização de padrões para engenharia em diversos setores e tem enfase principal a industria de transportes, como automotiva, aeroespacial e veículos comerciais.
80W90 - Refere - se a viscosidade do óleo, nesse caso como o número é dotado de "W" isso quer dizer "Frio" em inglês, ou seja no inverno o óleo tem um nível de viscosidade "80" já no calor apresenta um nível "90" como nosso clima é tropical vamos dizer que o que realmente importa pra gente é o 90.
Então, um lubrificante SAE 80W90 comporta-se como um óleo 80 quando frio e conforme o aquecimento advindo da utilização do veiculo, ele se torna mais "grosso" até chegar ao índice 90 a 100 graus C.
APIAmerican Petroleum Institute, (Instituto de petróleo americano) é uma agencia 
reguladora que tem como objetivo criar regras e padrões sobre os produtos derivados do 
petróleo. O American Petroleum Institute também criou sua própria norma, que no caso, estabelece padrões de estabilidade do produto, resistência a oxidação, resistência a elevadas pressões e choques (características essas encontrada em transmissões e eixos), assim como velocidade de trabalho das engrenagens. É importante também o produto não ser agressivo a componentes da transmissão, como por exemplo, latão e bronze, usado nos anéis sincronizadores dos câmbios. A classificação API é dada com as letras GL (Gear Lubrificant - ou lubrificante de engrenagens, numa tradução literal).
GL - 3Gear Lubrificant (Lubrificante de engrenagens) especificação para engrenagens trabalhando sob cargas leves e moderadas de pressão e choque.
GL - 4 - Especificadas para engrenagens comuns, helicoidais e hipóides trabalhando sob condições severas de carga e choque, operando em condições moderadas de velocidade de trabalho.
GL - 5 - Especificadas para engrenagens comuns, helicoidais e hipóides trabalhando sob condições severas de carga e choque, operando em condições diversas de velocidade de trabalho (podem ser condições de alta ou baixa velocidade)

Página Manual Uno Mille inclusive na versão Brio


Hoje encontramos no mercado com mais facilidade as classificações GL-4 e GL-5 elas precisam ser cuidadosamente analisadas antes de serem incorporadas em nossas caixas de cambio porque como vimos anteriormente a caixa de câmbio do Uno requer um óleo com características GL - 3, embora se tenha uma concepção de que quanto mais alto o nível "GL" melhor a tecnologia e a qualidade do óleo essa informação não é bem assim, veja bem o que é descrito no site da Petrobras sobre a aplicação de outro óleo no seu cambio.

Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?
A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.

Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o LUBRAX GL-5 e o LUBRAX TRM-5, entre outros.

A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.


Ou seja se nortamos a descrição de cada classificação "GL"  veremos que elas indicam as caracteristicas fisicas do câmbio onde serão aplicados e existe um real problema sim caso seja colocado um óleo com outra especificação API GL, porque inclusive os óleos de classificação  GL - 4 e GL - 5 contam com um aditivo em sua composição um aditivo chamado "EP" que pode provocar corrosão porque contém em sua composição o enxofre que ao ser submetido a temperaturas mais altas dentro da caixa de câmbio provoca a corrosão de metais "amarelos" como cobre, latão e bronze utilizados principalmente nos anéis sincronizadores causando a famosa terceira arranhando dos Unos, que até pode parecer um problema crônico do Uno mas isso é um simples sintoma de que a caixa de câmbio usou por tempos o óleo incorreto.


Mas se o óleo GL - 3 não for encontrado, o que fazer ? 
Não se desespere embora o GL - 3 esteja escasso e possa ser trabalhoso encontra - lo no mercado um bom óleo GL - 4 pode ser colocado em seu carro, mesmo contando com a aditivação EP que é prejudicial aos metais amarelos, os desenvolvedores desses óleos incorporaram esse aditivo em sua formula, mais em menores quantidades, a fim de que o GL - 4 pudesse substituir os óleos GL - 3 sem causar maiores danos a caixa de câmbio.
Porém é sempre bom pesquisar bastante porque ainda pode - se encontrar o produto correto pela internet e com certeza usando o produto correto seu câmbio vai ter uma durabilidade ainda maior.



34 comentários:

Arlok disse...

Meu uno é 1996 então ele é motor FIASA?!

Unknown disse...

sim

Unknown disse...

Qual óleo eu uso no uno Mille fire 2012?

Hyppolito disse...

Boa descrição. No manual do Uno Mille Economy 2010 já recomendam o GL 4 80W monoviscoso para caixas de câmbio.

Hyppolito disse...

Boa descrição. No manual do Uno Mille Economy 2010 já recomendam o GL 4 80W monoviscoso para caixas de câmbio.

sandro imbituba disse...

QUAL OLEO DE CAIXA CORETO PARA FIT UNO 2011

Unknown disse...

preciso trocar o oleo de caixa do meu mille fire 1.0 8 válvulas 2008, e estou no mesmo dilema, só encontro o tutela Gl 4, o outro nunca ví!

Unknown disse...

Qual óleo de câmbio devo usar no uno 86 1.3

Rodrigo disse...

Muito boa a explicação. No manual do 147 dizia apenas óleo SAE 90 não EP. Aparentemente esse óleo 80w90 gl3 deve ser fácil de achar da AC Delco, na internet consta que a blazer e S10 usavam ele até 2011. Todos os que achei gl3 no ML são AC Delco. Se ainda precisar.

Unknown disse...

Para o uno 95 mile quantos litros vai na caixa é um só.

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ola estou sem o manual do proprietario e estou precisando trocar o oleo da caixa do meu uno vivace 2012 sabe me dizer qual o oleo recomendado para minha caixa? obrigado

Rodrigo disse...

O manual dos fiats mais recentes têm no site da Fiat, Fiat.com.br.

Unknown disse...

Boa noite qual o óleo que devo usar no câmbio do uno 93...tutela SAE 80 ou SAE 90

Unknown disse...

Qual o tipo de oleó posso trocar no uno 2002 direito?

Unknown disse...

Qual tipo de oleo devo usar no uno Miller faire 2005

Unknown disse...

Quantos litros de oleo vai no câmbio 1.4 fire 2009

Unknown disse...

quantos litros vai na caixa do uno

BotCamper disse...

2 LITROS APROXIMADAMENTE.

Unknown disse...

Qual oleo usar na caixa de marcha do fiatuno ano 99?

Unknown disse...

Quantos litros de óleo vai na caixa de machas do uno 96 mille sx

Unknown disse...

Qual o tipo de óleo que deve ser usado no cambio do uno vivace 2011 ?

Helloiza Alonso disse...

Acompanho sempre o blog, infos úteis para a minha loja de carro seminovo em SP, ótimo conteúdo, encontro extremo empenho no artigo

Unknown disse...

Qual o tipo de óleo que deve ser usado no cambio do uno vivace 2011 ?

Unknown disse...

Por gentileza pessoal, qual é o óleo de câmbio do uno way 2011? preciso comprar mas não sei qual é, e não tenho manual do carro.

obrigado!

Unknown disse...

Coloquei no meu uno Vivace 10/11 o tutela sae 80w 2 litros são só essa quantidade ou tem que ser mais

Samuel disse...

Palio 2010 economy 1.0
Qual uso no cambio

Unknown disse...

Tenho uno 96 mille ep 1.0 eu posso usar o oleo gl-5 90 na caixa de marcha dele ou tem que ser outro obg se puder me ajudar

Unknown disse...

sera que usando o 80w90 mineral gl 5 na caixa de marcha fiat palio fire 2002 tem algum problema! qual seria o correto para esta caixa!!

Unknown disse...

Ol boa noite.
Tenho um fiat uno drive 2018.
110 mil km.qual o oleo certo.

Carro 1.0 3 cilindros.

E tenho um outro fiat uno 2017 Atractive
Ja esta com 180 mil km

O catro também é 1.0 3 cilindros.
Manual.


Qual oleo de câmbio certo?

Unknown disse...

De quanto em quanto tempo tenho que trocar o óleo de câmbio do uno 91

Unknown disse...

90

Unknown disse...

Qual óleo devo usar no uno Mille 2007 com 187mil km rodado.

Unknown disse...

Olá boa tarde meu uno é vivace 2015 a embreagem de vez em quando range e fica ruim de engatar parece seco qual óleo preciso usar e quanto de óleo ?obrigado

Postar um comentário