domingo, 15 de novembro de 2015

Segunda Parte da Restauração "A Suspensão"

Agora que o carro já saiu da oficina vários detalhes puderam ser sentidos quando foi pra rua ser testado, um desses detalhes que foi sentido foi que o carro apresentava muita vibração vinda da parte dianteira essa vibração não só no meu carro mas em todos os veículos, pode ser efeito de vários problemas na suspensão do carro e nos pneus.
Pneu General Tires - Modelo Altimax
Um dos primeiros fatores que devem ser observados é o estado geral dos pneus, no nosso caso eles estão bem deteriorados por conta do tempo em que ficaram murchos e parados, isso danificou seriamente a borracha e a estrutura interna deles, mas isso logo será resolvido porque um jogo de pneu Altimax fabricado pela General Tires já foi adquirido e equipara o carro em breve.
Inclusive ao rodar com o carro meu velho disse que o carro apresentava muita vibração vinda da parte dianteira do carro e esse problema o fez trocar os pneus da traseira para a dianteira a fim de minimizar o problema momentaneamente, ajudou um pouco porém não acabou com o problema, por isso novo jogo de pneus vai ser colocado sem sombra de dúvidas, aproveitei na semana em que o pneu estava em promoção na rede Pão de Açucar (Ponto Frio, Extra e Casas Bahia) e comprei o jogo por R$572,00 a prazo ou seja R$143,00 por unidade isso comprando "A PRAZO" para a compra "À VISTA" o valor reduz para R$139,90 cada unidade.
Mas para que o carro receba esse novo conjunto de pneus e aproveite ao máximo o desempenho deles é preciso que a suspensão também esteja toda em ordem, porque caso algum componente da suspensão esteja com problema o pneu irá apresentar desgaste prematuro e deformação na sua banda de rodagem além de causar muita instabilidade em curvas e descontrole na direção, bem como um maior consumo de combustível.
Desgaste prematuro do Pneu pode indicar problemas de suspensão
No caso do Uno a parte da suspensão foi toda revisada recebendo muitos componentes novos, que vão fazer o carro ficar bem alinhado e seguro em sua condução, mas não só itens de suspensão foram trocados, itens como coifas de câmbio e de homocinética também estavam deterioradas e receberam novos componentes.
Mesa "farta" de peças


As coifas do câmbio tem um papel muito importante para a saúde do câmbio, elas são responsáveis por manter o óleo dentro do câmbio caso essa coifa se rasgue o óleo irá vazar fazendo a caixa de marchas trabalhar "seca" reduzindo e muito sua vida útil e quem já se deparou com algum problema de câmbio já sabe que o preço de um reparo não é nada barato por conta da complexidade do serviço.
Caso sua coifa esteja rasgada não economize nesse quesito, troque o mais rápido possível e sempre depois desse tipo de serviço troque totalmente o óleo de câmbio.
Outra parte muito importante que mereceu os devidos cuidados no Uno foram as famosas "homocinéticas" a princípio o lado direito do carro apresentava barulho e precisava ser trocada por conta do desgaste, já no lado esquerdo foi analisado que a coifa estava totalmente sem graxa e com muita sujeira, assim optou - se por fazer também a troca preventiva já que era quase certo que futuramente ela teria uma grande probabilidade em apresentar problemas.
Homocinética devidamente trocada e Nova
Mas falando em suspensão não poderíamos deixar de lado eles que tem a função principal em todo o sistema, os amortecedores, e claro que eles não poderiam ser deixados de lado e no nosso caso o Uno recebeu um par vindos da fabricante Corven que tem um preço relativamente barato (R$200,00 o par) e apresentam um desempenho muito bom não ficando nada a trás dos grandes fabricantes que estão disponíveis no mercado.
Além dos amortecedores os batentes também foram trocados para complementar a manutenção. 
Para se retirar os amortecedores foi usado uma ferramenta pneumática porque as roscas estavam totalmente deterioradas impossibilitando sua remoção e mesmo que os amortecedores estivessem bons o problema com as roscas impossibilitariam a sua montagem novamente.
No carro estavam instados amortecedores recondicionados, isso se nota facilmente olhando a parte superior dele que no novo tem um acabamento lacrado e no recondicionado apresenta uma espécie de tampa.
Hoje em dia é comum se usar amortecedores recondicionados e esse processo tem ganhado cada dia mais adeptos eu sou "A FAVOR" do recondicionamento mas com muitas ressalvas, porque nem sempre se encontram oficinas especializadas para realizar um bom serviço, mas quando é feito com devido cuidado apresenta um ótimo custo beneficio, realmente compensando sua compra e a durabilidade é tão boa quanto amortecedores novos.
No meu caso eu já estava quase comprando um par de amortecedores recondicionados que encontrei por cerca de R$100,00 o par dianteiro, mas quando fui confirmar com meu velho sobre a comprar ela já tinha comprado o par novo da Corven, agora resta comprar os traseiros.
Para parar todo esse novo conjunto de motor novo, suspensão, etc também não poderia deixar de colocar discos de freio e pastilhas novas, sobre esse quesito nem vou me atentar muito porque não faz nenhum sentido em colocar tudo isso zerado e não colocar novos discos, nesse ponto nenhuma novidade discos de freio modelos originais sem nenhuma adaptação ou ressalvas quanto a marca particularmente eu coloco o Kit que eu encontrar com maior facilidade.
Vou ficando por aqui mas essa semana ainda vou postar mais novidades do que fizemos no carro, vou colocar todas as fotos da semana...
Terminal Direção Velho
Terminal Direção Velho
Terminal Direção Velho

Amortecedor Corven e Disco de Freio Novo
E a Conta continua Crescendo

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